No estudo das Deficiências Múltiplas – DMU; surge
uma inquietação ou mesmo uma duvida capaz de confundir o aprendiz, interlocutor
do conhecimento. A conclusão de que a ocorrência de surdocegueira não configura
um quadro de DMU, de fato gera certa contrariedade, visto que audição e visão
são órgãos sensoriais diferentes e independentes.
A deficiência múltipla DMU é caracterizada quando
o indivíduo apresenta duas ou mais deficiências associadas, de ordem física,
sensorial, mental, emocional ou de comportamento social. “Considera-se uma pessoa
com deficiência múltipla sensorial aquela que apresenta deficiência visual ou
auditiva, associada a outras condições de comportamento e comprometimentos,
sejam elas na área física, intelectual ou emocional, e dificuldades de aprendizagem.”
(MEC/SEESP/2006).
As
pessoas com surdocegueira não se enquadram como integrante do grupo de
acometidos de Deficiências múltiplas, visto que, quando elas têm oportunidades
interagem com o meio e com as pessoas adequadamente, a ocorrência de surdo cegueira configura duas deficiências de
ordem sensorial, por esse motivo não se caracteriza como deficiência múltipla.
Tanto a deficiência múltipla DMU,
quanto a surdocegueira,
geram nos indivíduos acometidos,
comportamento de dependência de outras pessoas para lhes dar o suporte necessário
em seu cotidiano para que tenham acesso ao mínimo de qualidade de vida, a
partir do atendimento as suas necessidades básicas, principalmente no tocante
ao atendimento educacional e nas questões de saúde.
A mais frequente causa da
deficiência múltipla é a Paralisia Cerebral, que compromete a postura e a
mobilidade. Os movimentos voluntários são limitados em termos qualitativos e
quantitativos.
A DMU impõe ao aluno
(individuo) limitações diversas que acabam por desenvolver um quadro clinico
negativo agravado por Saúde mais frágil com pouca resistência física, problemas
com deglutição e mastigação, Controle respiratório e pulmonar, convulsões e
outros.
Contudo a
deficiência múltipla DMU e a surdocegueira não impede o aluno de interagir com
o meio e com o outro, desenvolver relações sociais e afetivas através de uma
relação de confiança, minimizando as limitações de acesso aos ambientes, a dificuldades
de responder a estímulos relevantes, interpretar informação.
Para as pessoas
com DMU e Surdocegueira a aquisição da comunicação, tem que considerar todas as
potencialidades diagnosticadas e ao mesmo tempo é necessário organizar o mundo
da pessoa por meio do estabelecimento de rotinas claras e uma comunicação
adequada. Faz-se necessário desenvolver atividades de maneira multisensorial
para garantir aproveitamento de todos os sentidos e que sejam atividades que
proporcionem uma aprendizagem significativa com oportunidades de generalizar
para outros ambientes e pessoas.
A pessoa com
deficiência múltipla necessita de um ambiente reativo, isto é, que responda a
suas iniciativas. Seu tempo de resposta deve ser respeitado e a habilidades de
fazer escolhas deve estar dentro de suas atividades programadas.
Rita de Cássia Sales
Soares.
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