terça-feira, 21 de maio de 2013

Reaprendendo.







 Hoje ao falar sobre dificuldades e conquistas, é importante ressaltar que nem sempre as coisas são o que perecem. Desde que assumi uma sala de Atendimento Educacional Especializado - AEE, no inicio de 2012, mim vi envolta em duvidas e insegurança; apesar de toda a minha experiência como professora, tendo passado por todas as turmas do ensino fundamental em 23 anos de trabalho, não tinha ainda vivenciado uma experiência de aprendizado tão fascinante.
A educação especial para mim foi um grande desafio, já que na visão de muitos professores a sala de AEE serve apenas como deposito de alunos incapazes, onde o professor faz de conta, ou não faz nada.
Acredito que a educação inclusiva é o caminho certo para garantir acesso a todo esse publico que sempre ficou a margem do processo de ensino aprendizagem, contudo para o bom êxito da aprendizagem faz-se necessário a capacitação, a instrumentalização do professor que faz o atendimento continuo ao aluno com necessidades especiais, pois alem da falta de conhecimento técnico sobre algumas das deficiências apresentadas, também se sobressai à falta de apoio pedagógico, é raro uma coordenação pedagógica com entendimento sobre o assunto e com capacidade de propor uma intervenção, tanto na sala regular inclusiva, quanto na sala de AEE.
 O curso para mim traz grandes expectativas, representa uma conquista não só profissional, sinto que terei um aprendizado para a vida. Parto da possibilidade de poder conhecer do ponto de vista técnico aquilo que hoje venho aprendendo de forma aleatória, sem uma referencia maior. Até aqui, tenho estudado e aprendido aquilo que é necessário para lidar com meus alunos e poder de alguma forma desperta-los.
Quanto às dificuldades, são muitas; a começar pela forma de estudo, já que não tenho muita intimidade com os meios eletrônicos, internet, ainda representa para mim uma grande dificuldade. Cumprir os horários de estudo e ao mesmo tempo planejar atividades, só aumenta a sobrecarga de trabalho; por trabalhar na zona rural a ausência de internet inviabiliza o aproveitamento dos intervalos para acesso a plataforma.
Para superar estas dificuldades quero mim apropriar e dominar essa tecnologia moderna que para mim é um bicho de sete cabeças, vou cortar uma a uma; interagir com a tutoria e os demais participantes do curso irá possibilitar um bom aprofundamento dos conteúdos, focar nas aulas presenciais para fortalecer o que aprendi e trocar experiências com todos.
Maior que as dificuldades é a minha vontade de aprender e assim poder fazer a diferença na vida daqueles que dependem de mim e de meus conhecimentos para conviver melhor com a sociedade e seus familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário